Navios caça-minas da Otan são mobilizados e monitoram atividade marítima
Navios de guerra da Otan, a aliança militar ocidental, chegaram ao porto de Klaipeda, na Lituânia, nesta quinta-feira (14), como parte do Grupo Permanente de Contramedidas de Minas da Otan 1.
O grupo terá como foco a vigilância marítima e a proteção de infraestruturas submarinas críticas no Mar Báltico.
Os navios estão atualmente operando no âmbito da Operação Sentinela do Báltico da Otan, que visa monitorar a atividade marítima e proteger a infraestrutura submarina.
“Estamos concentrados principalmente na nova operação chamada Sentinela do Báltico, que tem como foco a vigilância marítima e a compreensão do ambiente marítimo, o que está acontecendo no Mar Báltico”, disse o comandante Kacper Sterne.
Sterne afirmou que a operação melhorou significativamente a capacidade de resposta da Otan na região.
Segundo ele, o tempo de reação a movimentos marítimos suspeitos foi reduzido de 17 horas para apenas uma hora, utilizando navios, aeronaves e drones.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Publicar comentário