Datafolha: 51% dizem ser muito importante uma mulher no STF e 46%, um negro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (18) mostra que 51% dos brasileiros dizem ser muito importante uma mulher ocupar uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), enquanto 18% afirmam ser um pouco importante. Entre os entrevistados, 27% consideram que esse critério não é nada importante.

O levantamento ainda aponta que 46% consideram muito importante que uma pessoa negra ocupe uma vaga na Corte. Para 16%, isso é pouco importante, enquanto 34% dos brasileiros entendem que esse critério não tem relevância.

Atualmente, o STF é composto por apenas uma mulher, a ministra Cármen Lúcia, e por duas pessoas que se declaram pardas, os magistrados Kassio Nunes Marques e Flávio Dino.

hierarchy visualization

Entre os eleitores de Lula, 64% afirmam ser muito importante a indicação de uma mulher e 60%, de uma pessoa negra.

Já em quem pretende votar no senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL), 41% acham ser muito importante a indicação de uma mulher e 35%, de uma pessoa negra.

O Datafolha também mostra que 46% acreditam ser muito importante que a pessoa escolhida para a Corte seja religiosa, enquanto 20% consideram o critério pouco importante.

Rejeição de Messias

A Datafolha também mediu o nível de conhecimento da população sobre a rejeição do Senado ao nome do advogado geral da União Jorge Messias para uma vaga na Corte. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga remanescente no STF após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

A pesquisa apontou que 59% das pessoas não souberam da rejeição de Messias, sendo que, entre os que souberam, 53% dizem que isso enfraqueceu o governo, e 7% afirmam que fortaleceu. Já para 36%, não houve alteração na força da gestão de Lula.

hierarchy visualization
hierarchy visualization

Conhecimento jurídico e afinidade política

A maioria dos brasileiros concorda que o conhecimento jurídico é muito relevante para o cargo. Para 85% dos entrevistados, é de suma importância que os indicados saibam muito sobre o direito, enquanto 6% entendem que é pouco importante e, para outros 6%, nada importante.

No total, 51% dos brasileiros creem ser muito importante que o indicado ao STF tenha lealdade total ao presidente do Executivo que o indicou. Segundo aponta o Datafolha, 25% acham que o critério não é nada importante.

O levantamento ainda mostra que 47% entendem ser muito importante que o novo nome selecionado para a Corte tenha uma afinidade política com deputados federais e senadores. Já para 64%, os ministros do STF precisam ser independentes de políticos e partidos.

A pesquisa também mostra que o apoio dos atuais ministros do STF a indicados é muito importante para 53% dos entrevistados.

Metodologia

A pesquisa Datafolha ouviu 2.004 pessoas, entre os dias 12 e 13 de maio, em 139 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00290/2026.

Fonte: cnnbrasil.com.br

Publicar comentário