Israel e Líbano concordam em estender cessar-fogo por 45 dias, dizem EUA

Israel e Líbano concordaram com uma prorrogação de 45 dias do cessar-fogo declarado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em 16 de abril, informou o Departamento de Estado americano nesta sexta-feira.

“A cessação das hostilidades de 16 de abril será prorrogada por 45 dias para permitir avanços adicionais”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott.

O Departamento de Estado classificou as negociações entre Israel e Líbano — realizadas em Washington na quinta e sexta-feira — como “altamente produtivas” e afirmou que os países retomarão as negociações nos dias 2 e 3 de junho.

As negociações desta semana foram o terceiro encontro entre as partes desde que Israel intensificou os ataques aéreos contra o Líbano, após o Hezbollah ter disparado mísseis contra Israel em 2 de março, três dias após o início da guerra entre EUA e Israel contra o Irã. Israel havia ampliado sua invasão terrestre no sul do Líbano no mês passado.

Travada em paralelo ao conflito entre os EUA e o Irã, a guerra de Israel no Líbano continua desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou um cessar-fogo em 16 de abril, embora as hostilidades tenham sido em grande parte confinadas ao sul do Líbano desde então.

*em atualização

Fonte: cnnbrasil.com.br

Publicar comentário